Não cuidar bem da sua saúde bucal pode trazer uma série de problemas para você, desde coisas mais simples até coisas mais complexas. Normalmente, esses problemas são desencadeados pela má escovação dentária, ou até mesmo pela falta dela, e por mais que a gente sempre veja campanhas ou comerciais de TV ressaltando a importância da escovação correta e frequente, ainda encontramos pessoas que não levam isso a sério e sofrem as consequências disso.
Um dos problemas mais simples e recorrentes que acontece por causa da má escovação dentária é o mal hálito. Isso se dá devido ao acúmulo placa bacteriana nos dentes por conta da falta de escovação e má higiene no cuidado bucal, causando a inflamação dessa região por conta das bactérias que ficam no local e produzem odores bastante desagradáveis, trazendo um grande incomodo para a pessoa que está passando por isso.
Outro problema bastante simples e recorrente é o aparecimento das cáries. Nós já elaboramos um artigo falando especificamente sobre a cárie, que você pode ler clicando aqui, mas podemos adiantar que o surgimento das cáries está diretamente relacionado com a má escovação, que acaba deixando restos de comida na boca. Por isso, frisamos sempre a importância de escovar os dentes após todas as refeições, para diminuir a chance de isto acontecer.
Já do lado mais sérios dos problemas ocasionados pela falta de escovação correta, podemos mencionar a endocardite bacteriana. Essa doença é uma infecção que pode levar a morte, pois afeta diretamente o coração. As bactérias que ficam na boca devido à má higiene podem entrar no sistema sanguíneo da pessoa através de um simples corte bucal e chegar até o coração, instalando-se lá e atingindo válvulas ou tecidos cardíacos, podendo causar infecções na região.
Porém, todos esses problemas são facilmente evitados se você escovar os seus dentes corretamente, com frequência (principalmente após às refeições) e utilizar o fio dental. Não vai correr risco à toa, né?