A gengivite é uma inflamação na gengiva causada pela presença constante da placa bacteriana nos dentes, pois a placa produz toxinas que irritam a mucosa da gengiva e causam essa doença se não for removida corretamente por meio da escovação e do uso do fio dental. Você pode perceber se está com gengivite caso constate a presença dos seguintes sintomas: vermelhidão, inchaço, sensibilidade ou até sangramentos na gengiva durante a escovação, além da retração da gengiva, o que deixa a raiz do dente exposta e confere uma aparência mais alongada ao dente, como se ele fosse mais comprido do que o normal.uma imagem sobre gengivite

Essa doença pode causar mau hálito ou a sensação de gosto ruim na boca devido ao acúmulo de comida que se dá por conta das bolsas formadas entre os dentes e a gengiva. Sendo assim, para prevenir a gengivite é fundamental que haja uma boa higiene bucal diária para evitar o acúmulo de placas nos dentes e na gengiva, mas caso esse acúmulo ocorra, é necessária a realização de uma limpeza feita por um dentista, pois apenas ele vai conseguir retirar essas placas quando elas endurecerem em volta dos dentes do paciente. Sendo assim, ir regularmente ao dentista pode te ajudar a perceber a presença de placas bacterianas ainda no início, antes dela virar tártaro e ficar mais complicado de remove-la.

Além disso, a escovação correta e o uso frequente do fio dental para retirar a comida que fica presa entre os dentes também são formas bastante eficazes de se prevenir a gengivite, junto com uma alimentação balanceada que forneça os nutrientes necessários para uma boa saúde bucal. O cigarro também é extremamente prejudicial para esse equilíbrio, então se você quer evitar a gengivite e outras doenças bucais, evite-o. Dessa forma, você vai conseguir prevenir a gengivite e não vai sofrer desse mal que incomoda muita gente simplesmente por não terem o devido cuidado com a própria saúde e higiene bucal.