A cárie dentária é uma das doenças bucais mais comuns, principalmente em crianças, e que mais prejudicam o nosso relacionamento com as pessoas, pois essa doença ataca e danifica os dentes, causando infecções e deixando a aparência dos dentes atingidos por ela com um aspecto nada agradável.

Essa doença ocorre por meio da dissolução do esmalte dos dentes por meio de bactérias que se instalam na boca devido ao mau cuidado com a saúde e com a higiene bucal, o que causa buracos nos dentes atingidos pela doença. Se não forem tratados, esses buracos vão aumentando e esses ácidos que correm os dentes, corroem também a dentina. No momento em que a cárie atinge a poupa, ela a infecta, podendo causar um abscesso que se não for tratado, pode levar a perda do dente.

uma imagem sobre evitar cárie

Contudo, por mais que a cárie cause complicações sérias se não for tratada com cuidado, não é difícil prevenir essa doença. A escovação após as refeições é fundamental nesse processo de prevenção, mas é preciso escovar os dentes corretamente para que isso tenha efeito, então não escove muito rápido e nem deixe a língua de lado. Além disso, o uso de escovas de dente macias, pastas de dente que contenham flúor, enxaguante bucal após a escovação e um mínimo diário de três escovações dentárias são primordiais para que você passe longe dessa doença.

Para prevenir a cárie dentária, também é muito importante ter uma alimentação balanceada e que não abuse do consume de alimentos ricos em açúcar, principalmente os alimentos ricos nesse componente que grudam com facilidade nos dentes. Também é muito importante visitar o seu dentista com frequência para saber como anda a sua saúde bucal, principalmente no caso das crianças, pois a cárie pode aparecer em locais que não enxergamos.

Agora que você conhece um pouco mais sobre essa doença e o que deve fazer para evita-la, preste atenção às recomendações dadas aqui para que você não sofra com ela!