A hipersensibilidade dentária ocorre devido a exposição da dentina a bebidas ou alimentos frios, quentes, ácidos ou doces. Normalmente, a dentina (camada interna protetora do nervo) é protegida pelo esmalte da coroa dentária e pela gengiva, mas esse esmalte pode se desgastar com a ingestão desses alimentos e a gengiva também pode retrair-se devido à má escovação, por exemplo, deixando a raiz do dente diretamente exposta aos alimentos mencionados, causando dor no momento em que eles entram em contato.

Além disso, há doenças que podem causar essa retração da gengiva, como a gengivite e o bruxismo. Alguns tratamentos dentários, como o clareamento, também podem deixar os dentes mais expostos e sensíveis. Sendo assim, são muitas as causas da hipersensibilidade dentária e para descobrir qual é a que te atinge, não deixe de ir até o seu dentista para que ele possa identificar exatamente qual é a raiz do problema e possa receitar o melhor tratamento para você.

Nesses casos, o dentista pode resolver a hipersensibilidade dentária do seu paciente realizando a aplicação de flúor nos locais sensíveis para fortificar o dente e diminuir a sensação de desconforto ou realizar a restauração do esmalte nos locais que estão expostos, além de receitar o uso de escovas com cerdas macias e de cremes dentais que possuam uma boa quantidade de flúor na composição para uso diário do paciente e dar dicas para que o paciente passe a escovar seus dentes corretamente, se o caso for de má escovação.

Por essa razão, independente do tratamento que você vai precisar realizar para resolver esse problema de hipersensibilidade dentária, é fundamental que você consulte o seu dentista antes para saber exatamente o que está causando essa exposição da dentina e, consequentemente, a dor ao ingerir certos alimentos para que você consiga tratar corretamente e se livrar desse incômodo.